XX CBOSM 2023
COMPARTILHE!
Facebook
Twitter
Instagram
Youtube
HOME FOTOS 2023 APRESENTAÇÃO COMISSÕES PROGRAMA PALESTRANTES INSCRIÇÃO TRABALHOS LOCAL RESERVAS E PASSAGENS CONTATOS COMERCIAIS CONTATO RIO DE JANEIRO ANAIS 2023
XX CBOSM 2023
INSCREVA-SE AQUI!

Apresentação

Caros/as colegas e confrades,


Uma longa história separa os primeiros eventos na área de obesidade no Brasil. No início, logo após a fundação da ABESO, em 1986, o título era SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE OBESIDADE (SISO). Após alguns poucos desses SISOs, organizamos no Rio de Janeiro o 1º Congresso Brasileiro Sobre Obesidade. Ao longo do tempo sediamos vários destes e chegamos agora ao XX CBOSM. Nesse meio tempo, a ABESO reconheceu, antes até de muitas sociedades científicas, a importância da Síndrome Metabólica (SM) e a acrescentou formalmente ao seu nome - Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica.


O estudo da obesidade e da SM evoluiu muito. Os conhecimentos atuais sobre genética da obesidade e da SM, da fisiopatologia, tecido adiposo, nutrição, mecanismos de defesa do peso, novas adipocinas e as outras áreas, só nos estimulam a conhecer mais sobre estes fascinantes temas.


No meu entender, a evolução mais importante aconteceu no tratamento e manejo da obesidade e suas comorbidades. Em especial, o surgimento de novas medicações, com resultados na perda de peso que se aproximam dos obtidos com a cirurgia bariátrica (alguns autores preferem chamar de “metabólica”). Assim é que, no correr deste ano e nos próximos, teremos o lançamento de pelo menos 2 novas medicações. A descoberta de medicações baseadas nas incretinas e outros hormônios gastrintestinais (agonistas dos receptores do GLP-1, GIP, co-agonistas e triagonistas), além de já se tornar realidade para a prática clínica, ainda promete novas descobertas em tempos próximos. Surgem os primeiros produtos de genes associados com a obesidade, já nos dirigindo para o tratamento de precisão e personalizado.


No Brasil, novas lideranças acadêmicas vêm substituindo os fundadores da ABESO. Nomes como Geraldo Medeiros Neto, Alfredo Halpern, Renato Didio, Giusepe Reppeto e Henrique Suplicy devem - e serão - reconhecidos durante o XX CBOSM. Fui o 3º Presidente da ABESO e, já no ocaso da minha vida acadêmica, fico feliz em ajudar às lideranças atuais; transmitindo o bastão para a nova era do estudo da obesidade.


Sejam todos bem vindos ao XX CBOSM e uma vez mais, ao Rio de Janeiro!


Amélio F. Godoy-Matos

Presidente XX CBOSM

COMPARTILHE!
Facebook
Twitter
Instagram
Youtube
REALIZAÇÃO
APOIO
PRODUÇÃO

Tel.: (11) 3849.0099

(11) 95361.0359

www.growup-eventos.com.br